Viseu, capital das Beiras, informação turística, fotografias, alojamento

Quinta da Abelenda
Junto à Ecopista do Dão & rio Dão

Ver e fazer em Viseu
30 min. da Abelenda

Ver e Fazer em Viseu
A Cidade, Passeio Pedestre, a Ecopista

Caramulo | Buçaco | Estrela | Piódão | Conímbriga | Viseu | Santa Comba Dão | Vinhas
Viseu

Viseu


Viseu
- Nesta página:



Viseu
- Alojamento:



Se quiser visitar mais locais de interesse no centro de Portugal, recomendamos a Quinta da Abelenda, numa distância de apenas 35 km (30 minutos de carro) de Viseu. Muito bem localizada para visitar p.ex. a Serra da Estrela, a Serra do Caramulo, a baragem da Aguieira, Piódão, Buçaco, as vinhas do Dão etc.

Viseu é a capital da região, sendo o seu centro económico e cultural. Na zona antiga da cidade pode encontrar uma mistura histórica e comercial, símbolos da arquitectura portuguesa de praticamente todas as épocas da história Portuguesa, como por exemplo a “Cava de Viriato”.

A Cava de Viriato


Classificado como Património Nacional, a denominada Cava de Viriato, com mais de 2 km de perímetro e 38 hectares, é um local historicamente pouco explorado.

Cava de Viriato

Terá sido um acampamento fortificado muçulmano (séc. X) que aproveitou o local de um acampamento militar romano (séc. I). Viseu foi, de facto, capital de um vasto território dominado pelos romanos e um importante eixo viário de onde partiam e chegavam 8 estradas. Na cidade encontram-se alguns vestígios desta época.




A Catedral de Viseu


Situada no centro histórico, é uma construção antiquíssima com elementos de variados estilos arquitectónicos.
O estilo com mais peso na actualidade é o gótico, misturado com características do estilo românico e com acrescentos dos séculos XVII e XVIII de que são exemplo a fachada e as torres, ao estilo maneirista. No interior vale a pena apreciar as telhas barrocas, os azulejos e ainda visitar o Museu de Arte Sacra –tesouro da Sé- que demonstra a importância da cidade ao longo dos século ao nível eclesiástico.

A catedral de Viseu




O Museu Grão Vasco


Museu Grão Vasco
O “Museu Grão Vasco” está intimamente ligado à arte religiosa, entre as quais se encontra a escultura, a cerâmica e o mobiliário. O museu foi denominado em homenagem a Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco, artista do renascimento, cujo local de trabalho era em Viseu.
O museu foi criado em 1916 e localiza-se no antigo seminário, ao lado da Catedral. O edifício foi construido no século XVI mas foi modernizado recentemente pelo arquitecto Eduardo de Souto de Moura. As obras mais importantes do museu são peças do altar da época renascentista, feitas para a Catedral de Viseu, entre as quais peças de Vasco Fernandes e Gaspar Vaz. O valor artístico destas peças fazem do Museu Grão Vasco um dos museus de arte mais importantes em Portugal.




Passeio pedestre pela Viseu


Temos disponível na recepção dos nossos alojamentos uma descrição de um passeio pedestre pela cidade de Viseu.

No centro de Viseu Passeio Viseu




A Ecopista do Dão (Ciclovia)


Se quiser conhecer a lindíssima paisagem entre Viseu e Santa Comba Dão, propomos fazer a Ecopista do Dão.
A Ecopista do Dão é uma ciclovia espectacular de 49 km, de Viseu até Santa Comba Dão, fácil de percorrer, de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas.

Informação detalhada sobre a Ecopista do Dão no nosso site: Ecopista do Dão.

Ciclovia de Viseu

Programa Descida da Ecopista do Dão:


Para quem quer percorrer de bicicleta os quase 50 km, mas não quer voltar de bicicleta, a Quinta da Abelenda elaborou o programa Descida da Ecopista.

Percorra a Ecopista do Dão, com bicicleta alugada, de Viseu até à Quinta da Abelenda em Santa Comba Dão. É quase sempre a descer durante os 47 kilómetros. Uma vez chegado à Quinta da Abelenda pode tomar um duche, vestir-se e tomar uma bebida. Depois regresse até Viseu com transporte organizado.

Informação detalhada sobre o Programa Descida da Ecopista do Dão: Descida da Ecopista do Dão.




NL EN DE



| TOP



Serra do Caramulo | Serra do Buçaco | Serra da Estrela | Serra do Açor e Piódão

Conímbriga | Coimbra | Viseu | Santa Comba Dão | Rotas dos Vinhos do Dão


Viseu