Coimbra, a cidade e a universidade
Coimbra, uma cidade com cerca de 100.000 habitantes, tem uma longa história e uma elevada importância cultural, e é por isso uma das cidades mais importantes de Portugal.
Na época romana a cidade era conhecida como Aeminium, e foi, no século XII, a primeira capital de Portugal.
A Universidade Conimbricense é uma das mais antigas de Europa, contando já com mais de 700 anos de história, foi sempre, e continua a ser, um elemento chave da vida social e cultural da cidade.
A riquíssima história da cidade está patente nos diversos edifícios.
A Biblioteca da Universidade
Um dos monumentos mais famosos da cidade é a antiga biblioteca da Universidade de Coimbra, construída em 1716 – 1723 . É um excelente exemplo da arquitectura barroca tanto no interior como no exterior.
Na biblioteca podem-se encontrar ainda cerca de 300.000 livros e manuscritos datados como anteriores a 1800.
A Sé Velha
Quando D. Afonso Henriques declarou a cidade de Coimbra como a capital do seu reino, ordenou a construção desta catedral. Apesar das muitas alterações que a Sé Velha sofreu durante os anos, ainda mantém a estrutura do século XII, mantendo o clima bélico da Reconquista e constituindo um dos mais importantes edifícios no estilo Românico em Portugal.
O Fado de Coimbra
O fado de Coimbra é reconhecido por estar intimamente ligado com as tradições académicas da Universidade.
O fado conimbricense é exclusivamente cantado por homens, todos os músicos devem se apresentar em traje académico.
O fado é cantado à noite em praças e ruas da cidade. Os cantores são acompanhados pela guitarra portuguesa e uma guitarra clássica.