Vestígios Romanos, Monumento Nacional
Conímbriga, classificada como Monumento Nacional, é o mais bem preservado conjunto de vestígios Romanos em Portugal. Isto deve-se ao facto de, após as invasões bárbaras do séc. IV, a sua função de sede episcopal, e por conseguinte de cidade mais importante da região ter sido passada para Aeminium, a actual Coimbra. Na idade média, Conímbriga foi abandonada completamente.
Escavações
Apesar de Conímbriga ter atraído o interesse de arqueólogos a partir do século XVIII, as escavações apenas começaram 200 anos mais tarde. Continuam nos dias de hoje, estando uma grande parte das ruínas ainda por descobrir
Destaques de Conímbriga
Alguns dos destaques de Conímbriga são:
- As muralhas da cidade, em grande parte intactas, construídas para a defesa da cidade contra as primeiras invasões bárbaras do séc. III d.C.
- As fundações das termas públicas, que permitem ver a disposição original destas
- As ruínas de uma vila urbana da primeira metade do séc. II d.C., com 600 m2 de mosaicos no chão completamente preservados.
Museu de Conímbriga
Vale também a pena visitar o Museu de Conímbriga, onde estão expostos artefactos, modelos à escala, entre outros objectos encontrados durante as escavações.
Horário Museu e Ruínas de Conímbriga
Todo o ano, de segunda a domingo, das 10h00 às 19h00.
Museu e Ruínas encerram: 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro