Passeios Pedestres Circulares
A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes.
Percursos pedestres circulares oficialmente demarcados
Existem 6 percursos pedestres circulares para desfrutar de toda esta beleza natural. Pode realizar alguns percursos pedestres, dos quais: A Rota dos Caleiros com uma distância de 5,5 km e um tempo médio de 2,5 horas e a Rota dos Laranjais com uma distância a percorrer de 7,5 km e com uma duração de cerca de 4 horas.
Outros passeios pedestres não muito longe da Ecopista do Dão:
Passeios pedestres Serra da Estrela »
Passeios pedestres Serra do Bussaco »
Passeios pedestres Serra do Açor »
Rota dos Laranjais
Este percurso estende-se por 7,5 km (por volta de 3 horas de caminhada), levando-o pela parte inferior (300 a 500 m de altitude) das encostas do Caramulo, ao longo de um ribeiro com várias quedas de água, e através de pitorescas aldeias tradicionais.
O passeio oferece-lhe vistas espectaculares, vales com vegetação luxuriante e também terras de cultivo, além de, claro está, imensos laranjais.
Rota dos Caleiros
Este passeio começa no sopé do Caramulinho, o ponto mais alto da Serra, e tem 8,2 km de extensão (aproximadamente 3 horas de passeio). A Rota dos Caleiros leva-o por paisagens bastante diferentes do anterior passeio, pois situa-se na parte mais alta da Serra (850 a 1000 m de altitude).
Aqui dominam magníficas formações rochosas e vistas fantásticas. A vegetação, constituída por várias espécies raras, é cruzada por caminhos romanos milenares. Se decidir subir ao Caramulinho (75 metros de subida) terá uma bela vista de toda a região.