Viseu, capital das Beiras
Viseu é a capital da região, sendo o seu centro económico e cultural. Está muito bem localizada para visitar p.ex. a Serra da Estrela, a Serra do Caramulo, a baragem da Aguieira, Piódão, Buçaco, as vinhas do Dão etc.
Na zona antiga da cidade pode encontrar uma mistura histórica e comercial, símbolos da arquitectura portuguesa de praticamente todas as épocas da história Portuguesa, como por exemplo a “Cava de Viriato”
A Cava de Viriato
Classificado como Património Nacional, a denominada Cava de Viriato, com mais de 2 km de perímetro e 38 hectares, é um local historicamente pouco explorado.
Terá sido um acampamento fortificado muçulmano (séc. X) que aproveitou o local de um acampamento militar romano (séc. I).
Viseu foi, de facto, capital de um vasto território dominado pelos romanos e um importante eixo viário de onde partiam e chegavam 8 estradas. Na cidade encontram-se alguns vestígios desta época.
A Catedral de Viseu
Situada no centro histórico, é uma construção antiquíssima com elementos de variados estilos arquitectónicos.
O estilo com mais peso na actualidade é o gótico, misturado com características do estilo românico e com acrescentos dos séculos XVII e XVIII de que são exemplo a fachada e as torres, ao estilo maneirista.
No interior vale a pena apreciar as telhas barrocas, os azulejos e ainda visitar o Museu de Arte Sacra –tesouro da Sé- que demonstra a importância da cidade ao longo dos século ao nível eclesiástico
O Museu Grão Vasco
O “Museu Grão Vasco” está intimamente ligado à arte religiosa, entre as quais se encontra a escultura, a cerâmica e o mobiliário. O museu foi denominado em homenagem a Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco, artista do renascimento, cujo local de trabalho era em Viseu.
O museu foi criado em 1916 e localiza-se no antigo seminário, ao lado da Catedral. O edifício foi construido no século XVI mas foi modernizado recentemente pelo arquitecto Eduardo de Souto de Moura.
As obras mais importantes do museu são peças do altar da época renascentista, feitas para a Catedral de Viseu, entre as quais peças de Vasco Fernandes e Gaspar Vaz.
O valor artístico destas peças fazem do Museu Grão Vasco um dos museus de arte mais importantes em Portugal.